O que é Laravel

Laravel é um framework PHP para desenvolvimento web que utiliza a arquitetura MVC. lançado sob licença MIT. Ele ajuda o desenvolver aplicações usando uma linguagem simples e expressiva.

Instalando Laravel

Existem alguns caminhos para instalação do Laravel em seu ambiente de desenvolvimento.

Pré-requisitos


Antes de começar, é importante que você verifique os requisitos necessários para instalação do Laravel em seu Sistema Operacional.

Laravel necessita de um Servidor Web que rode PHP5. Os servidores:
  • Apache, IIS ou Nginx dão conta do recado. Se você não é habituado com a instalação e configuração de servidores, pode procurar alguns pacotes que facilitam a instalação. Sugiro o XAMPP para Windows e Linux, o MAMP para Mac OSX.
  • Como dito anteriormente, o Laravel é escrito em linguagem PHP. Atualmente, sua versão 4.0, necessita ao menos a versão 5.3 do PHP.
  • Para o desenvolvimento de uma aplicação, é necessário também de um banco de dados instalado no sistema. O Laravel oferece suporte para MySQL, MSSQL, SQLITE e PostgreSQL.

Download do Laravel


Existem vários caminhos para você fazer o download do Laravel. O mais convencional é através do site:

http://laravel.com/download


Se você já é habituado com o repositório Github.com, pode baixá-lo com o seguinte comando:

git clone git@github.com:laravel/laravel.git

Descompactando o Laravel


Após o download do arquivo comprimido, precisamos descompactar o Laravel no diretório onde roda as aplicações web. Verifique o manual ou procure na internet em qual caminho as aplicações são instaladas em seu servidor.

Os caminhos mais comuns são, var/www, home/user/public_html c:\sites. Se você utiliza o XAMPP, por exemplo, as aplicações são instaladas no diretório htdocs, dentro da instalação do XAMPP.